Eis aí a pergunta fundamental, a cuja resposta dedicaram-se os mais diversos sábios, na história das civilizações.
Entre as várias respostas filosóficas apresentadas para pergunta , o que é a verdade?
Verdade correspondência
Encontramos nos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, o conceito de verdade como a extra correspondência de um enuciado com a realidade da coisa por ele referida.
Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais:
ignorância: estado de completa ausência de conhecimento do Sujeito em relação ao Objeto. Ignorar é
desconhecer.
dúvida: estado em que determinado conhecimento é tido como possível.Mas as razões para afirmar ou
negar alguma coisa estão em equilíbrio.
opinião: estado em que o Sujeito julga ter um conhecimento provável do Objeto. Afirma conhecer,
mas com temor de se enganar
certeza: estado em que o sujeito tem plena firmeza do seu conhecimento em relação ao Objeto.
O conhecimento surge como algo evidente.
O conceito de verdade como correspondência ficou celebrizada pela definição de Santo Tomás de Aquino: a verdade é a adequação do pensamento à coisa real.
Embora considerada correta várias correntes filosóficas essas definições de verdade traz consigo grave incoveniente quanto à precisão. Afinal, como se promoverá essa adequação entre o pensamento e a realidade? O que é realidade? Essas são quetões capazes de gerar grandes divergências.
VERDADE REVELADA
O conceito de verdade como revelação pode ser encontrado entre os empiristas e os teólogos. Os primeiros defendem que a verdade representa aquilo que, imediatamente, se revela ao homem. Consiste, portanto, na sensação, no sentimento, que temos de um fenômeno. Os segundos afirmam que a verdade é a evidência manifestada nas coisas. E o princípio verdadeiro de todas as coisas é Deus.
O critério da verdade apontado também é problemático. Não são poucos os fatos que, num primeiro exame, nos parecem verdades evidentes. Mas, depois, são rejeitados numa análise mais ampla e prufunda. Grande parte dos homens medievais, por exemplo, acreditava ser evidente que o Sol girava em torno da Terra. Esta "evidência" , entretanto, se desfez a partir de comprovação científica da teoria heliocêntrica de Copérnico.
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