segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CULTURA NEGRA OU CULTURAS


A identidade é formada a partir de traços culturais compartilhados,que dizem respeito ao sentimento de pertencimento a um grupo. Cultura, uma teia de significados tecida pelo próprio homem.
VERTENTE IURUBÁ OU NAGÔ.
Yourubá: iorubá - é o povo e também o idioma.
País na África: Nigéria. Só chegaram ao Brasil, no início do século XIX.
linguagem: vocábulos como axé, babalorixá, ialorixá, ilê, orixá.
Oralitura, oratura, literatura oral: narrativas alusivas, principalmente, aos orixás e suas lendas, e ligadas a essa tradição. Expressões como " bater cabeça", "fazer um despacho" ( ebó, oferenda)... A palavra oralitura é difundida pela escritora negra mineira Leda Martins.
Culinária ( artes e técnicas na alimentação): amalá, acarajé... O complexo alimentar dos orixás, comidas próprias de cada um deles.
Música e dança: limitam-se à música e à dança sacras, próprias do ritual na cerimonia religiosa de Nação (Batuque). Os cantos são chamados rezas, dançadas seguindo o toque de tambores e agê, canta-se em iorubá.
Religião: na verdade, trata-se de uma cosmovisão, algo bem mais amplo e que engloba a religiosidade. A Tradição dos Orixás valoriza as forças da natureza e a ancestralidade. É visão ou interpretação humana diante da vida e do universo. Olorum é que em português se chama Deus. Os orixás são as forças da natureza, são modelos, são ancestrais. o local de culto, que na Bahia se chama candoblé, no Rio Grande do Sul é conhecido como Casa-de- nação ou batuque. Cessada a antiga perseguição policial, essa e outras religiões ou tradições de matriz negro-religiões têm sido ainda vítima de intolerância e desrespeito. Mais são tradições religiosas que preservam cultura, incluindo língua e linguagem. Entoam cantos em iorubá no ritual. Preocupam-se e respeitam a natureza, pois lidam com a força vital que vem dela. E estão vinculadas a ela em todos os seus aspectos: natureza física humana, cósmica.
(Oliveira Silveira, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário