Na antiguidade, as figuras mitológicas assombravam a imaginação do homem. Durante milhares de anos os homens vem encontrando vestígios de seres vivos, pré-históricos, e associando a monstros, seres sobrenaturais, baseando na estrutura dos seus esqueletos.
Os dragões eram conhecidos em quase todas as culturas antiga. Segundo estudos científicos, eram fósseis de pterossauros, certo tipo de dinossauro , que os chineses encontraram na antiguidade, sustentando assim, a imaginação para existência de dragões. Criaturas muito conhecidas na cultura oriental.Outra criatura mitológica, o GRIFO era representado por um corpo de leão com cabeça e asas de uma ave de rapina. Esse animal lembra o protoceratops, pequeno dinossauro, quadrúpede cujos fósseis são muito comuns nas planícies do deserto de Gobi, região que fica na Ásia Central.
O mito da existência do unicórnio, cavalo com um chifre na testa pode ser explicado pela descoberta do fóssil de um grande herbívoro chamado elasmotherium, que viveu na Sibéria, região que fica na Rússia.
Já no Brasil, não é diferente, existem muitas personagens mitológicas, como lobisomem, mula sem cabeça, saci perere, etc. herança da cultura africana trazida pelos escravos, na época da colonização do Brasil.