terça-feira, 24 de setembro de 2013

MITO E HISTÓRIA



 



            Na antiguidade, as figuras mitológicas assombravam a imaginação do homem. Durante milhares de anos os homens vem encontrando vestígios de seres vivos,  pré-históricos, e associando a monstros, seres sobrenaturais, baseando na estrutura dos seus esqueletos.
       Os dragões eram conhecidos em quase todas as culturas antiga. Segundo estudos científicos, eram fósseis de pterossauros, certo tipo de dinossauro , que os chineses encontraram na antiguidade, sustentando assim, a imaginação para existência de dragões. Criaturas muito conhecidas na cultura oriental.
Outra criatura mitológica, o GRIFO era representado por um corpo de leão com cabeça e asas de uma ave de rapina. Esse animal lembra o protoceratops, pequeno dinossauro, quadrúpede cujos fósseis são muito comuns nas planícies do deserto de Gobi, região que fica na Ásia Central.
        O mito da existência do unicórnio, cavalo com um chifre na testa pode ser explicado pela descoberta do fóssil de um grande herbívoro chamado elasmotherium, que viveu na Sibéria, região que fica na Rússia.
       Já no Brasil, não é diferente, existem muitas personagens mitológicas, como lobisomem, mula sem cabeça, saci perere, etc. herança da cultura africana trazida pelos escravos, na época da colonização do Brasil.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PENSAMENTO.




 






"Entre o hipócrita e o espelho existe sempre uma pessoa cheia de defeitos"

Del Guimarães

quarta-feira, 31 de julho de 2013

O PAPA FRANCISCO NO BRASIL



 O PAPA DEU UM SHOW DE LIDERANÇA.

      Realmente, esse homem tem todos os requisitos necessários para ser um grande líder. É um homem que segundo a sua biografia, é extremamente culto, mais ao mesmo tempo humilde, moderno, apesar da idade avançada, tem um espírito racional e contemporâneo, enfim, um verdadeiro visionário.
       O   Papa Francisco deu uma lição para muitos líderes políticos, e , sobretudo, os próprios líderes religiosos, que gozam de prestígios e regalias  ostensivas. Aqueles políticos que se apegam aos holofortes para se promoverem as custas alheias, esses são os verdadeiros lobbystas  imbecis, que espalham opiniões sobre pessoas de diversas naturezas ou classes sociais, com pensamentos que não cabem mais na contemporaneidade
      Entrevistado, o Papa diz: “Acho que devemos distinguir o gay do lobbys, se uma pessoa é gay e procura se aproximar de Deus, quem sou eu para julgar”,  nessas palavras o Papa  Francisco  deu mais uma lição de verdadeiro cristão,  porque quem julga o seu próximo não pode ser um cristão, tal prática  é contrária aos ensinamentos de Cristo.
  Francisco conquistou o coração  de muitos brasileiros, independentemente de religião ou credo, afinal, não é qualquer uma personalidade que consegue  com apenas a  sua presença, reunir tanta gente ao mesmo tempo e espaço,  como por exemplo na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. A sua vinda ao Brasil  foi muito proveitosa, ainda mais,  num momento que precisamos e clamamos por paz, diante de tanta desumanidade, e valores focados em coisas fúteis e passageiras, como status sociais, consumismo, marcas famosas e pessoas consideradas “celebridades”
     Que Deus guarde  Francisco, e que à sua sapiência permaneça intacta durante todo o seu papado.


Del Guimarães

quarta-feira, 12 de junho de 2013

CARTAZES HISTÓRICOS














 


           TIO SAM
           Desde a Guerra de 1812, Tio Sam é uma personagem que representa o patriotismo norte-americano.
O cartaz com Tio Sam apontando para o observador e a frase I Want You, que em inglês significa "Eu quero você", foi elaborado para recrutar soldados para a Primeira Guerra mundial .





agressão,raiva,plano de fundo,pausa,comunismo,comunista,conflito,rachadura,leste,europa,tecido,luta,bandeira,antiga,liberdade

Desde a Revolução Russa de 1917, a foice e o martelo se tornaram símbolos do Estado Soviético e representavam operários e camponeses, considerados a base do Estado. Em 1923, ao lado da estrela, passaram a figurar na bandeira da União Soviética. Assim, a foice, e o martelo e a estrela se tornaram símbolos que representam o comunismo.

DICAS HISTÓRICAS




GLOBALIZAÇÃO  E RELAÇÕES HUMANAS.

Queridos alunos:


Vocês já imaginaram que todas as relações internacionais   existem um jogo de interesse,? Principalmente  as intenções dos   países desenvolvidos tirarem proveito dos países considerados pobres. Vocês conhecem um jogo de xadrez? É mais ou menos por aí...             
                                                                                        
Vejam as peças.

Rei-Rainha-Bispo-Cavalo-Torre-Peão.

O velho jogo de dominar, as estratégias de ficar por cima, até mesmo em tempos de guerra pra dominar o inimigo, dar o famoso xeque-mate.

O rei simboliza o lucro, objetivo a ser conquistado, as outras peças  podem representar as forças de mercado (burguesia, capital e meios de produção).

Os peões são as peças  em maioria, representam  o povão que vai a luta,  alimentando o setor produtivo ( trabalhadores assalariados),  que está a frente pra ser sacrificado em nome de um êxito  almejado, o crescimento da economia.

Com a Revolução Industrial, novas  regras foram criadas no jogo de relações entre patrões e empregados. As inovações tecnológicas , abriram caminhos  para uma nova fase do capitalismo e quem sabe, uma  Terceira Revolução Industrial.

Essa Revolução Industrial é referente ao atual período de transformações  tecnológicas , onde no homem deu grandes saltos nesse sentido, em tão pequeno espaço e tempo, principalmente  em meados da década de 70 até os dias atuais.

Houve um grande desenvolvimento na capacidade de produção e consumo, aumentando o ritmo de trabalho,  transformando os valores sociais, onde todos vivemos num mundo mecanizado e obrigados a acompanhar a velocidade do “progresso” e a velocidade das tecnologias das máquinas , E como fica as nossas relações humanas? Será que elas são como antes? Acredito que não...

Não temos mais tempo para relacionar bem com as pessoas, muito menos pra conhecê-las, a não ser pela maneira de vestir, pelos bens que possuem,  e exibem ,e  em muitos casos como uma maneira de se alto afirmarem   perante a sociedade, na certeza que tais atributos  é sem sombra de dúvida, interessante aos olhos  das pessoas que    caminham   nas trevas da irracionalidade e da hipocrisia.

E assim caminha esse “Admirável Mundo Novo.”

Del Guimarães.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ALGO MEU.


 "Navios Negreiros"

Porões dos navios negriros.
Dor, sofrimento e morte,
Porões dos navios negreiros,
Saudade, bravura e sorte.

Porões dos navios negreiros.
Banto, nostalgia mortal,
Porões dos navios negreiros,
Nossa força cultural.

Porões dos navios negreiros.
Banto, cabinda e iourubá,
Porões dos navios negreiros,
Trouxeram tudo pra cá.

Porões dos navios negreiros.
Robusto como baobá,
Porões dos navios negreiros,
A sorte entregue a Oxalá.

Porões dos navios negreiros.
Malunga só quando chegar,
Porões dos navios negreiros,
Malunga só pra aliviar.

Porões dos navios negreiros.
Malê é também letrado,
Porões dos navios negreiros,
Passou pro ilê neste lado

Porões dos navios negreiros.
Jêje ou gum também trazia,
Porões dos navios negreiros,
Btacatô levante Bahia.

Del Guimarães.
__________________________________________
 LUA.

Você linda Lua
Ilumina o meu caminho
Nos meus sonhos você sempre está
Nos meus passos segue a melodia do meu canto,
Encanto, poesia, seu ser a me inspirar
Meus versos enfeitam sua madrugada
De toada em toada amanhecer.

Oh! Lua que dormes nos meus braços...

Eu amo, eu amo, eu amo você.

Del Guimarães.

domingo, 26 de maio de 2013

AOS MEUS ALUNOS


          Nunca deixe de priorizar os seus estudos, e suas obrigações escolares, desperte dentro de você a fome do conhecimento, pois o mesmo, é um remédio eficaz contra a ignorância, o fracasso, e a exclusão social.
         Lembre-se, que não adianta a promoção para à série seguinte, sem base, sem competência para enfrentá-la. Fazer um curso da boca pra fora, é como tomar o remédio e não curar doença..
         Coloque o esforço na frente, e diga pra você mesmo: Eu vou transformar a minha vida, eu quero chegar lá, e ninguém e nem droga nenhuma irão me desviar desse caminho que me conduz a liberdade, esse caminho que  ilumina novos horizontes...Educação.

Professor Fidélis


 AMO VOCÊS.............




 


         Em toda história da humanidade, nunca houve um encontro entre culturas de proporções tão adversas, quanto o encontro de europeus e ameríndios, no período pre-colombiano.
       O Império Asteca era um dos maiores impérios já visto no continente americano, mantido com altos impostos arrecadados entre os vários povos vizinhos, sob o domínio do Império Asteca. Em 1519 Hernan Cortez e seus soldados chegaram pela primeira vez onde hoje é o México, o grupo de soldados espanhóis era pequeno em relação a população asteca. Apesar de estarem em número inferior ao dos astecas, os espanhóis saíram vitoriosos, isso se deve a vários fatores: Armas superiores-os espanhóis possuiam armas de fogo, ao contrário dos astecas, armas de grande poder destrutivo e de intimidação, mais apenas as armas não eram suficientes, tinha também as suas falhas, como inguiço, a dificuldade de recarga, etc... Sendo que as flexas dos astecas tinha mais poder, precisão, portanto, as armas não eram suficientes para vencer tal batalha.
       Os astecas construíram , mantiveram seu império usando a extrema violência, atacando e dominando diversos povos vizinhos, com cobrança de impostos, escravizando-os, e até serem sacrificados nos rituais do altar do templo. Isso, fez com que os astecas tivessem muitos inimigos dentro do seu próprio território, fato que dispertou a atenção de Cortéz, que tirou proveito dessa situação a seu favor. Planejar estratégia de combate sem ajuda desses aliados, Cortéz jamais ou muito dificilmente teria vencido essa batalha.
      Outras armas poderosas contra os astecas, foram as doenças, transmitida através do contato com os europeus, como gripe, sarampo e varíola, já que os ameríndios eram totalmente vuneráveis a esses males, pois não possuiam ati-corpos no organismo para protegê-los, uma epécie de arma biológica aplicada involuntariamente pelos espanhóis.
          A ARMA MAIS PODEROSA: Numa guerra, a informação pode ser a arama mais poderosa, conhecer bem o inimigo é uma valiosissíma estratégia. Os espanhóis obtinham essa vantagem e exploraram muito bem. A principal informação que Cortéz obteve, através de intérpretes,que ele estava sendo confundido com um deus asteca, Quetzacoatl, para os astecas a chegada de Cortéz  significava o cumprimento de uma profecia asteca, segundo a qual, o deus retornaria e assumiria o trono em Tenochtitlán. Por isso, quando chegou na cidade dos atecas em 1519, Cortéz e seus aliados receberam as boas-vindas de Montezuma II,  imperador asteca.
          O próprio Imperador acreditava que  Cortéz  era mesmo uma divindade, tempos depois o imperador percebeu o engano, mais já era tarde demais.
           A derrota dos astecas para os espanhóis, não se explica apenas por um único fato, é um resultado de uma série de fatores. Os dois mais importantes foram: o apoio dos aliados na população indígena, e a informação precisa sobre seus inimigos. Cortéz sabia muito sobre os astecas, enquanto Montezuma não sabia nada sobre os espanhóis.
       
         



          

ENCONTRO DOS PORTUGUESES COM OS ÍNDIOS NO BRASIL:

       Este texto foi produzido na atualidade, do ponto de vista de um indígena, como se ele estivesse participado do acontecimento em 1550, lá em Porto Seguro-Ba.

       " Eu estava na areia da praia [...] quando chegaram cabaças gigantes, cortadas ao meio, flutuando no mar, arrastadas por enormes asas.[...]
       Das cabaças gigantes saíram outras menores, sem asas, que vieram ter à praia. Dentro delas havia homens peludos que fediam muito.[...]
        Ajudamos os homens peludos, catando lenha, frutas, papagaios e enchendo barricas de água. Deviam ser inimigos da água, pois nunca entravam nela.[...]
         Tinham várias camadas de pele, que iam tirando à medida que o Sol esquentava, e colocando de novo quando aLua aparecia.
         Os pés eram de couro duro. Alguns traziam o peito e as costas cobertos por uma carapaça. Outros a traziam  cobrindo a cabeça e as orelhas. À medida que iam tirando as peles ou as carapaças, mais fediam.[...]

Cabaças gigantes..................navios
Várias camadas de pele........roupas
Pés de couro duro................botas
Carapaça..............................armaduras

Este texto foi tirado do livro: É BOM APRENDER. EJA  Educação de Jo